Métodos e técnicas de estudo

Publicado em

‘Bora lá estudar?

     O Professor Jorge Rio Cardoso esteve hoje na escola-sede deste Agrupamento e apresentou algumas sugestões sobre técnicas e métodos de estudo para todos os alunos, em especial para aqueles que menos gostam de estudar e cujos resultados ficam aquém do desejável. Esta sessão partiu da iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e do Grupo disciplinar de Inglês (330), contou com a colaboração da Associação de Pais (APEAVES) e foi dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade.

dsc02660 dsc02662

     Os conselhos transmitidos apoiam-se não apenas em teorias, algumas delas testadas e comprovadas, mas especialmente num percurso de vida e experiência de quem começou por confessar ter sido, durante um período da sua vida, o que habitualmente se designa de aluno fraco, com maus resultados e algumas retenções, o que em nada contribuía para a sua felicidade. Alguém que, retirando da prática desportiva – atletismo, a que se dedicou de alma e coração, lições para a vida, veio a realizar todo um percurso académico, doutourando-se em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro, e exercendo atualmente as funções de professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e o cargo de técnico superior no Banco de Portugal.

dsc02664 dsc02665

     As propostas, desenvolvidas em alguns dos livros editados e apresentados em inúmeras escolas do país, bem como em diversos meios de comunicação social, assentam em alguns pilares essenciais: técnicas para tirar bons apontamentos, as mnemónicas, a “técnica de dar uma aula”, a “técnica da folha em branco”, entre várias outras; porque, como também disse, uma mesma técnica não tem necessariamente de surtir o mesmo efeito em alunos com características e motivações diferentes. Daí, cada um terá de descobrir qual a que melhor resulta no seu caso. Para isso, claro que é fundamental querer e experimentar. “Se o fizermos voluntariamente, ninguém nos mandará fazer”,  referiu em jeito divertido.

borala profuturo pais

     Para além destas técnicas, o livro Este ano vais ser o melhor aluno! ‘Bora lá?, que ficará disponível na biblioteca da escola-sede, aborda diversas outras questões, tais como “Como arranjar motivação para estudar?”, “Como organizar o estudo?”, “Quais são os erros mais frequentes?”, “Como deve ser o teu relacionamento com a família, os professores e os colegas?”, entre tantos outros. Não pretende ser um manual de regras, mas uma ajuda, sobretudo para quem estudar é uma “seca” ou um “martírio”. O professor fez ainda questão de realçar a importância de “ser” sobre o “ter”, que a atual conjuntura consumista e materialista tende a inverter e que devemos contrariar. Por isso, “melhor aluno” significa também ser melhor pessoa, melhor cidadão.

     Pelas 18.30h realizou-se uma sessão para pais, docentes, auxiliares da ação educativa, em suma, educadores, já que partilhamos o desejo de melhorar as nossas práticas e de obter os melhores resultados possíveis.

dsc02668

No final de ambas as sessões houve um espaço para a colocação de questões, para respostas e partilha.

Anúncios

Uma opinião sobre “Métodos e técnicas de estudo

    besmasobral respondido:
    Dezembro 23, 2016 às 12:23 am

    Boas práticas na BE/Escola Joaquim Inácio da Cruz Sobral!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s