Histórias de/gustar

Publicado em Atualizado em

IV Tertúlia Infantil

Foi na passada sexta-feira, 13 de abril, que, mais uma vez, a Rede Concelhia de Bibliotecas promoveu a IV Tertúlia Infantil, desta vez subordinada ao título “Histórias de/gustar”, dinamizada pelas professoras Lídia Correia e Maria José Lima (Bibliotecas Escolares) e pela técnica Alexandra Santos (Biblioteca Municipal). E quem lá esteve, um público já fiel, percebeu a razão do trocadilho. De facto, toda a sessão, que desta vez contou com a colaboração da Dra. Patrícia Soares, nutricionista, se desenvolveu em torno da temática dos alimentos e nutrição.

IMG_3848

Começamos, então, por contar uma história divertida, A Sopa Verde, escrita e ilustrada por Chico. Seguiram-se algumas adivinhas e poema sobre alguns alimentos, e depois alguns conselhos e informações acerca de como motivar e praticar uma alimentação igualmente saudável e saborosa (para os olhos, que também “comem”, e para o palato).

ABC3 sopa PMV2

O nosso público participou animadamente e todos passamos um ótimo serão, aprendendo o que nos faz bem.

A Dra. Patrícia Soares explicou o projeto “Como, porque me faz bem”, desenvolvido em articulação com a biblioteca escolar junto dos alunos do 1º ciclo das nossas escolas, em que os alunos tiveram oportunidade de confecionar pratos muito apelativos e de os degustar, pois claro, experimentando alimentos que pensavam não gostar pelo simples facto de (alguns) nunca os terem provado. Partilhou com o público presente como decorreu a experiência e mostrou algumas fotos que ilustraram o que nos comunicou.

IMG_3855

Por fim, para acabar em beleza, saboreamos umas bolachinhas muito gostosas e saudáveis, tendo-nos sido facultada a receita que lhes deu origem e todos receberam um marcador de livros com imagens de pratos simples possíveis de criar, pelas próprias crianças, com diversos ingredientes.

IMG_3867

Aqui fica registado o nosso agradecimento à Dra. Patrícia que, com toda a sua boa vontade e profissionalismo, connosco colaborou. Bem haja!

Quanto às nossas Tertúlias Infantis, conforme o retorno que obtivemos, com toda a certeza, uma experiência a continuar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s