Cartões de Leitor da RBSMA

Publicado em Atualizado em

Primeiros cartões

     Nos últimos dias de aulas do 1º período letivo e no passado dia 13, decorreu nas Escolas Básicas de Sobral e Santo Quintino, Sapataria e Escola Básica e Secundária do nosso Agrupamento a entrega simbólica dos primeiros cartões da Rede Concelhia de Bibliotecas de Sobral de Monte Agraço (RBSMA). Este cartão substitui o antigo já existente e foi entregue pela primeira vez a alguns alunos que se inscreveram como leitores da Rede.

cartao_rede2

     As singelas cerimónias contaram com os vários implicados no processo, direta ou indiretamente, constituindo mais um passo na criação e operacionalização da Rede Concelhia de Bibliotecas, que tem como principal objetivo formar leitores e dotá-los de equipamentos que facilitam a consulta e a requisição de materiais e a atualização de equipamentos de gestão documental. Estiveram, assim, presentes nestas ocasiões, em primeiro lugar os alunos das turmas que receberam os ditos cartões e alguns professores que os acompanharam e que ajudam na motivação para a leitura, pais/Encarregados de Educação, com cuja ajuda desejamos contar no estímulo à prática mencionada, Dra. Carla Alves, Vereadora da Educação, Dra. Júlia Leitão, Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social e responsável pela Biblioteca Municipal (BM), D. Carmen Rocha, Técnica da BM que tem apoiado o trabalho de catalogação e implementação do sistema informatizado nas bibliotecas escolares, Dra. Eduarda Mota, Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares no nosso concelho, Coordenadoras dos respetivos estabelecimentos de ensino, Dra. Felisbela Inácio e Dra. Luísa Travassos, Sra. Diretora do Agrupamento, Dra. Joaquina Lourenço, Vice-Diretora, Dra. Ana Almeida, Assessora da Direção, Dra. Maria do Céu Ferreira, Professoras-bibliotecárias, Dra. Maria José Lima e Dra. Lídia Correia, e aluna Madalena Oliveira, do ensino secundário, que deu o seu testemunho enquanto leitora perante os colegas mais jovens (na EBS).

     CARTÕES - EB SOBRAL (16) CARTÕES - SAPATARIA (9)

CARTÕES SECUNDÁRIA (7) CartaoLeitor (2)

CARTÕES - EB SOBRAL (72) CARTÕES SECUNDÁRIA (15)

     Durante estes momentos, assistimos à apresentação de alguns trabalhos realizados no âmbito de leituras efetuadas (Escolas Básicas), ouvimos testemunhos e a partilha de experiências de leitores assíduos e de quem procura incentivar e criar hábitos de leitura junto da nossa população escolar. Foram ainda, naturalmente, entregues os primeiros cartões da RBSMA a vários alunos das turmas presentes.

O  mais importante desta ação revela-se quando podemos observar (poucos minutos depois) imagens como a que se segue.

CartaoLeitor (1)

Deixe um comentário